O CONNECTOR é um aplicativo, registrado no INPI sob o nº 2010/0206, concebido para auxiliar na integração de sistemas legados dos Órgãos Federais a sistemas residentes em mainframes IBM3270, como os sistemas da Rede SERPRO.
Em função do grande volume de dados que são enviados ao SIAFI diariamente sempre houve a procura de uma solução que pudesse automatizar o processo de digitação dos diversos documentos contábeis. Uma das formas de integração hoje, é utilizando a conexão SNA disponibilizada pelo próprio Serpro com o EXTRA, mas esta forma de conexão será descontinuada dentro em breve, fazendo com que as diversas integrações de sistemas que já utilizem este meio de comunicação tenham de ser refeitas.
O CONNECTOR é um componente de software (biblioteca) de programação simples, porém extremamente poderosa, que oferece uma solução completa para comunicação dos sistemas internos do órgão com os demais sistemas estruturantes do Governo Federal, encapsulando toda a complexidade inerente desta tarefa, tornando o desenvolvimento das aplicações de integração focado apenas nas necessidades do órgão
Podemos destacar como principais atributos deste componente de software:
- Software 100% Java com instalação e execução multiplataforma, o que aumenta de forma significativa a sua área de atuação, garantindo a sua continuidade operacional e preservando o investimento aplicado;
- Utilização irrestrita do componente no órgão;
- Alta facilidade para utilização do componente: mentoring e documentação textual / técnica inclusas;
- Segurança no intercâmbio de informações com a utilização de protocolo seguro e certificações digitais;
- Independência em relação ao fornecedor para a construção das soluções de integração de sistemas.
Funcionalidades:
Possui componente de software que permite ao órgão construir mecanismos de integração que possibilitem a comunicação dos seus sistemas com qualquer sistema estruturante do Governo Federal;
Esse componente de integração possibilita:
- A comunicação dos sistemas do órgão com qualquer aplicação sendo executada em servidores IBM;
- API simplificada para desenvolvimento de aplicações de comunicação, reduzindo custos de desenvolvimento e manutenção;
- Liberdade total no desenvolvimento das aplicações de comunicação;
- Segurança, integridade e confiabilidade no envio de informações entre os sistemas utilizando protocolo HTTPS;
- Abstrai toda parte de comunicação com o host remoto, tornando o mecanismo de acesso transparente ao desenvolvimento da solução;
- Fornece métodos para rastreamento de erros (log das telas) com possibilidade de ocultar determinados caracteres do texto, tendo em vista ocultar informações restritas.
O componente fornece funções de programação em alto nível, tendo em vista facilitar ao máximo o desenvolvimento das integrações:
- Função para inserção de dados em determinada posição na tela;
- Função para obtenção de dados em determinada posição da tela;
- Função para obtenção de dados de uma linha na tela;
- Função para obtenção de dados de um quadro da tela.
Alguns exemplos de utilização:
- Inserção on-line de documentos como, NE, LI, OB e LC;
- Consulta e recuperação on-line de documentos como, CONNE, CONOB, CONGRU pelo número do documento, fornecedor, recolhedor ou qualquer outro parâmetro disponível;
- Obtenção on-line do saldo de qualquer conta corrente;
- Consultas a Convênios e etc…
Características
O CONNECTOR foi desenvolvido em Java, compatível com versão 6 e superiores. Segue também os mais recentes padrões de programação do mercado, resultando num produto desenvolvido com tecnologia de ponta e rigoroso critério de produção. Suas principais características são:
- Praticidade – O trabalho de integração a ser realizado dependerá do levantamento das telas a serem manipuladas e o tratamento a ser dado a cada uma delas, resumindo-se em alta produtividade.
- Confiabilidade – O produto já é utilizado por outros softwares comercializados pela empresa há anos, garantindo estabilidade do código e do produto ofertado.
- Segurança – O CONNECTOR utiliza, além dos padrões de segurança de mercado, os padrões de segurança para comunicação, fornecidos pelos sistemas da Rede SERPRO, garantindo o mesmo nível de segurança estabelecido pela entidade.
- Portabilidade – Componente multiplataforma pode ser executado em qualquer sistema operacional.