Faq

Seção de perguntas frequentes

INICIANDO NOVO EXERCÍCIO

1 – Criando Novo Exercício

    1. Execute o CONSIAFI Administrador e selecione a opção “Parâmetros do Sistema” do menu “Parâmetros”.

    1. Na aba “Extração” expanda o listbox “Exercício” e selecione “Novo”.

    1. Digite o novo exercício e pressione “OK”.

    1. Clique em “Aplicar” e depois em “Salvar”.

    1. Pronto… O novo exercício está criado!

2 – Salvando dados do Exercício Anterior

    1. Se você pretende salvar algum dado do exercício anterior para o novo exercício, como por exemplo os relatórios que foram criados durante o exercíco, siga as instruções abaixo, se não vá direto para o passo 3 – Criando as tabelas no banco de dados para o novo Exercício.
    1. Selecione a opção “Manutenção dos Arquivos” do menu “Manutenção”.

    1. No quadro “Cópia” selecione o exercício 2016 e marque “Salvar Cópia” e no quadro “Intervalo” selecione Ano Inicial e Ano Final o novo exercício 2017.

    1. No quadro “Arquivos” selecione de que arquivos se deseja salvar os dados. No nosso caso selecione a caixa “Relatórios”. Clique no botão “Marcar todos”da caixa “Relação dos Arquivos”.

    1. Clique em “Inicar” para salvar dados selecionados.

3 – Criando as tabelas no banco de dados para o novo Exercício

    1. Selecione a opção “Exercício” do menu “Parâmetros”.

    1. Selecione o novo exercício e pressione “OK”.

    1. Selecione a opção “Manutenção dos Arquivos” do menu “Manutenção”.

    1. Selecione a opção “Verificar” e clique nos dois botões “Marcar Todos” abaixo.

Clique em “Inicar” para começar a manutenção.

     

      1. CONSIAFI Administrador gerará todas as tabelas necessárias para o exercício.
      1. Não esqueça de fazer também, nos primeiros meses do exercício, a Extração das Tabelas de Apoio!!!
      1. O próximo e último passo é criar também o novo exercício para o Módulo de Consultas.

     

    4 – Criando novo Exercício para o Módulo de Consultas

     

      1. Inicie o CONSIAFI Consultas em um navegador e selecione a opção “Parâmetros do Sistema” do menu “ADMINISTRAÇÃO”.

      1. No campo “Exercício” clique em “Novo”.

       

        1. Digite o novo exercício e pressione “Confirmar”.

         

          1. Clique em “Salvar” e depois em “Sair”.

           

            1. No menu principal do CONSIAFI Consultas selecione a opção “TROCA EXERCÍCIO”.

             

            1. Selecione o novo exercício e clique e “Confirmar”.

            INSTALANDO O TOMCAT

            Após clicar no instalador, a tela de boas vindas da instalação será exibida

              1. Pressione “Next”.

               

                1. Aceite os termos de licensa clicando em “I Agree”.

                 

                  1. Na escolha de componentes a serem instalados (“Choose Components”), deixe o
                    padrão sugerido e clique em “Next”.

                   

                    1. Em configuração (“Configuration”), marque a caixa “Create shortcuts…” e criar o usuário administrador
                      OBS: Por padrão usamos usuário “admin” e senha “sa”.

                     

                      1. Em “Java Virtual Machine”, temos que apontar o caminho do jre.
                        Aqui o próprio instalador achou o caminho automaticamente.
                        Caso isso não aconteça, ache o caminho e digite na caixa. Pressione “Next”

                       

                        1. Escolher local de instalação (“Choose Install Location”). Deixa a sugestão do instalador e pressionar “Next”.

                         

                          1. Aguarde enquanto o TOMCAT é instalado

                           

                            1. Pressione “Finish” para concluir a instalação.”

                             

                            CONFIGURANDO O TOMCAT

                            Após executar o Monitor Tomcat a seguinte tela será apresentada…

                              1. Na aba “General” selecione “Automatic” na opção “Startup type”.

                               

                                1. Na aba “Java” configure a memória da JVM para: mínimo(“Initial memory pool”) 512MB e máximo(“Maximum memory pool”) 1024MB.

                                 

                                INSTALANDO O MYSQL

                                Após clicar no intalador será exibida a tela de boas vindas…

                                 

                                  1. Clique n opção “Install MySQL Products”.

                                instalar_mysql_1

                                 

                                  1. Selecione “I accept the licence terms” e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Pressione “Execute”.

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Selecione a opção “Custom” e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Deixe selecionado como está(todos os recursos) e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Caso esteja faltando algum requisito, o programa fará a instalação.
                                    Neste exemplo foi preciso intalar o “Microsoft Visual C++ 2010”.
                                    Selecione “I have read and accept…” e pressione “Install”

                                 

                                  1. Aguarde a instalação do requisito…

                                 

                                  1. Pressione “Finish”.

                                 

                                  1. Após instalados e checados os requisitos pressione “Next”.

                                 

                                  1. Pressione “Execute”.

                                 

                                  1. Aguarde o processo de instalação…

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Após a instalação pressione “Next”.

                                 

                                  1. Selecione a opção “Server Machine” e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Preencher a senha do usuário “root”, por padrão usar “sysdba”.

                                 

                                  1. Aguarde enquanto o programa configura o “MySQL”

                                 

                                  1. Ao terminar pressione “Next”.

                                 

                                  1. Pressione “Finish”. Instalação concluída com sucesso.

                                 

                                INSTALANDO O MYSQL 32 bits

                                Após clicar no intalador será exibida a tela de boas vindas…

                                 

                                  1. Clique no botão “Next”.

                                 

                                  1. Selecione a opão “Custom” e clique no botão “Next”.

                                 

                                  1. Deixe as opções como estão na tela (padrão) e clique em “Next”.
                                    Caso algum requisito para a instalação do MySQL esteja faltando, o próprio programa perguntará se você deseja instalar.Aceite a opção , se for o caso.

                                 

                                  1. Pressione “Install”.

                                 

                                  1. Aguarde…

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Marque as duas opções assim como está na tela a seguir e pressione “Finish”.

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Marque a opção “Detailed Configuration” e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Escolha a opção “Server Machine” e pressione o botão “Next”.

                                 

                                  1. Escolha a opção “Non-Transactional Database Only” e pressione o botão “Next”.

                                 

                                  1. Escolha a opção “Manual Setting”, e configure o número de conexões concorrentes
                                    (“Current conections”) para 15, assim como na imagem. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Marque as três opções assim como na tela a seguir, dê o número da porta e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Marque a opção “Standard Charset Set” e deixe o campo “Charset Set” para latin1.

                                 

                                  1. Marque todas as caixas assim como na tela a seguir, deixe o nome do serviço (“Service Name”) como “MySQL” e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Marque a opção “Modify Security Settings” e “Enable root access…”,
                                    digite a senha do usuário root (por padrão “sysdba”) e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Pressione “Execute”.

                                 

                                  1. Aguarde o processo de configuração…

                                 

                                  1. Pressione “Next”.

                                 

                                  1. Aceite os termos de licensa e pressione “next”.

                                 

                                  1. Deixe o programa escolher a pasta de instalação padrão e pressione “Next”.

                                 

                                  1. Escolha a opção “Complete e pressione “Next”. Instalação concluída com sucesso.

                                 

                                  1. Pressione “Install”.

                                 

                                  1. Pressione “Finish”. Instalação concluída com sucesso.

                                 

                                CRIANDO A BASE DE DADOS PARA O CONSIAFI NO MYSQL

                                 

                                  1. Execute o Workbench pelo menu “Iniciar” ou clicando no atalho que você tenha criado.

                                 

                                  1. Clique em “Open Connections to Start Queryng”.

                                  1. Pressione “OK”.

                                 

                                  1. Informe a senha e pressione “OK”.

                                 

                                  1. Clique no ícone semelhante a um tambor amarelo (“Create a new schema”), abaixo do menu “View”.

                                  1. No campo “Name” informe o nome do banco. Por padrão usamos “consiafi_dados”. Aperte o botão “Apply”.

                                  1. Pressione “Apply”.

                                 

                                  1. Pressione “Finish” para concluir.

                                 

                                PUBLICANDO CONSIAFI NO TOMCAT

                                Publicando o Módulo de Consultas do CONSIAFI

                                  1. Digite o seguinte endereço no navegador: http://endereco-do-servidor-web:8080 e depois selecione a opção “Manager App”

                                  1. Digite o usuário e a senha definidos na instalação. Por padrao sugerimos “admin” e “sa”.

                                   

                                    1. Selecione a opção “Undeploy” na linha do “/consiafi”.

                                    1. Após o “Undeploy” do CONSIAFI, repare que o site não está mais na tabela “Applications”.
                                      Isso significa que o site foi desimplantado(undeployed…)
                                      Agora selecione o arquivo .WAR a ser publicado no campo “Select WAR file to upload” clicando no botão “Procurar”.
                                      Esse arquivo (consiafi.war), por padrão, se encontra na pasta de “consultas” no diretório de instalação, assim como está na janela “Escolher arquivo a carregar”.

                                    1. Localize a pasta onde se encontra o arquivo consiafi.war (por padrão CONSIAFI/consulas) e clique em “Abrir”.

                                     

                                      1. Com o caminho do arquivo já preenchido no campo “Select WAR file to Upload”, clique no botão “Deploy” assim como mostra a imagem abaixo.

                                      1. Pronto, o site “/consiafi” está publicado.

                                    ATUALIZANDO A VERSÃO DO CONSIAFI - ONLINE

                                    Atualizando o Módulo Administrador do CONSIAFI

                                      1. Execute o CONSIAFI Administrador e selecione a opção “Atualiza Versão” do menu “Manutenção”.

                                     

                                      1. Clique no botão “Baixar”.
                                        OBS: Caso apareça uma mensagem de erro, é porque a política de segurança do órgão não permite o download dos arquivos.
                                        Nesse caso você deverá fazer a atualização manualmente conforme o link seguinte: ATUALIZANDO A VERSÃO DO CONSIAFI
                                        Não aparecendo erro (ou seja atualização online permitida) continue seguindo os passos desse manual.

                                     

                                      1. O CONSIAFI baixará todos os arquivos novos necessários para a atualização da versão.

                                     

                                      1. Ao terminar clique no botão “OK”.

                                     

                                      1. O CONSIAFI fechará o aplicativo e solicitará a atualização do programa.

                                     

                                      1. Clique no botão “OK”.

                                     

                                      1. Execute novamente o CONSIAFI Administrador e selecione a opção “Atualiza Versão” do menu “Manutenção”.

                                     

                                      1. Clique no botão “Atualizar”.

                                     

                                      1. O CONSIAFI solicita o “Exercício inicial” a partir do qual será feita a atualização. A não ser que você tenha interrompido a atualização anteriormente pressione “OK”.

                                     

                                      1. O CONSIAFI percorrerá todos os exercícios e fará as atualizações necessárias nas suas tabelas.

                                     

                                      1. Pronto! O Módulo Administrador do CONSIAFI foi atualizado com sucesso!.

                                     

                                    Atualizando o Módulo de Consultas do CONSIAFI

                                     

                                      1. Vá para a pasta onde está instalado o CONSIAFI.

                                     

                                      1. Abra a pasta consultas.

                                     

                                    1. Peça para a pessoa responsável pelo servidor WEB publicar o arquivo consiafi.war.
                                      Caso tenha o acesso ao TOMCAT, siga as intruções do faq Publicando Site no Tomcat

                                    INICIANDO NOVO EXERCÍCIO

                                    1 – Criando Novo Exercício

                                      1. Execute o CONSIAFI Administrador e selecione a opção “Parâmetros do Sistema” do menu “Parâmetros”.

                                      1. Na aba “Extração” expanda o listbox “Exercício” e selecione “Novo”.

                                      1. Digite o novo exercício e pressione “OK”.

                                      1. Clique em “Aplicar” e depois em “Salvar”.

                                      1. Pronto… O novo exercício está criado!

                                    2 – Salvando dados do Exercício Anterior

                                      1. Se você pretende salvar algum dado do exercício anterior para o novo exercício, como por exemplo os relatórios que foram criados durante o exercíco, siga as instruções abaixo, se não vá direto para o passo 3 – Criando as tabelas no banco de dados para o novo Exercício.
                                      1. Selecione a opção “Manutenção dos Arquivos” do menu “Manutenção”.

                                      1. No quadro “Cópia” selecione o exercício 2016 e marque “Salvar Cópia” e no quadro “Intervalo” selecione Ano Inicial e Ano Final o novo exercício 2017.

                                      1. No quadro “Arquivos” selecione de que arquivos se deseja salvar os dados. No nosso caso selecione a caixa “Relatórios”. Clique no botão “Marcar todos”da caixa “Relação dos Arquivos”.

                                      1. Clique em “Inicar” para salvar dados selecionados.

                                    3 – Criando as tabelas no banco de dados para o novo Exercício

                                      1. Selecione a opção “Exercício” do menu “Parâmetros”.

                                      1. Selecione o novo exercício e pressione “OK”.

                                      1. Selecione a opção “Manutenção dos Arquivos” do menu “Manutenção”.

                                      1. Selecione a opção “Verificar” e clique nos dois botões “Marcar Todos” abaixo.

                                      1. Clique em “Inicar” para começar a manutenção.

                                      1. CONSIAFI Administrador gerará todas as tabelas necessárias para o exercício.
                                      1. Não esqueça de fazer também, nos primeiros meses do exercício, a Extração das Tabelas de Apoio!!!
                                      1. O próximo e último passo é criar também o novo exercício para o Módulo de Consultas.

                                    4 – Criando novo Exercício para o Módulo de Consultas

                                      1. Inicie o CONSIAFI Consultas em um navegador e selecione a opção “Parâmetros do Sistema” do menu “ADMINISTRAÇÃO”.

                                      1. No campo “Exercício” clique em “Novo”.

                                      1. Digite o novo exercício e pressione “Confirmar”.

                                      1. Clique em “Salvar” e depois em “Sair”.

                                      1. No menu principal do CONSIAFI Consultas selecione a opção “TROCA EXERCÍCIO”.

                                    1. Selecione o novo exercício e clique e “Confirmar”.

                                    LIMPANDO O CACHE DO NAVEGADOR

                                    1. Toda vez que, ao iniciar o CONSIAFI, aparecer a tela abaixo, isso significa que foi instalada nova versão e se faz necessária a limpeza do “cache” do navegador.

                                      Nesse caso, você tem 02 opções:

                                      1. Fechar (recomendado) – para executar a limpeza;
                                      2. Ajuda – para apresentar esta página de ajuda.

                                      Selecione a opção Fechar e siga um dos procedimentos abaixo de acordo com o seu navegador.

                                      Internet Explorer

                                        1. Na página inicial do CONSIAFI digite a sequência de teclas: Ctrl + Shift + Delete

                                          1. A tela “Excluir Histórico de Navegação” aparece

                                            1. Marque as opções de acordo com o exemplo acima e clique em “Excluir”
                                            1. Aguarde até aparecer a seguinte mensagem

                                            1. Segure a tecla Ctrl e pressione e F5
                                          1. A tela de identificação aparecerá… idetifique-se e trabalhe normalmente.

                                          Firefox

                                            1. Na página inicial do CONSIAFI digite a sequência de teclas: Ctrl + Shift + Delete

                                              1. A tela “Limpar todos os dados de navegação” aparece

                                                1. Em “Limpar este período:” selecione “Tudo”
                                                1. Marque as opções de acordo com o exemplo acima e clique em “Limpar agora”
                                                1. Segure a tecla Ctrl e pressione e F5
                                              1. A tela de identificação aparecerá… idetifique-se e trabalhe normalmente.

                                              Google Chrome

                                                1. Na página inicial do CONSIAFI digite a sequência de teclas: Ctrl + Shift + Delete

                                                  1. A tela “Limpar dados de navegação” aparece

                                                    1. Se o seu Chrome estiver na versão 59.0.3071.86 a tela “Limpar dados de navegação” será a seguinte

                                                      1. Em “Eliminar os seguintes itens desde:” ou
                                                      1. Na nova versão “Remover os seguintes itens de” selecione “o começo”
                                                      1. Marque as opções de acordo com os exemplos acima e clique em “Limpar dados de navegação”
                                                      1. Aguarde até a tela de “Limpar dados de navegação” desaparecer

                                                        1. ou

                                                        1. Feche a aba “Configurações”
                                                        1. E novamente na tela inicial do CONSIAFI segure a tecla Ctrl e pressione e F5
                                                      1. A tela de identificação aparecerá… idetifique-se e trabalhe normalmente.